Logo do Eirene

Levando famílias à harmonia

Projetos Filhos Felizes

Toda família é um sistema

O psicólogo infantil Bruno Bettelheim afirma:

“As maneiras de os pais criarem seus filhos têm enorme influência sobre seu desenvolvimento e sobre o tipo de pessoa em que se transformarão”.

Toda família é um sistema único que é diferente dos outros sistemas e das outras famílias.

A chegada de um filho significa muito mais do que simplesmente um novo membro na família. A chegada de um filho significa incluir cada filho nesse sistema familiar, significa dar a cada filho um lugar especial que merece ser amado, aceito, reconhecido e valorizado pelo que é.

Sem o empenho ativo dos pais, os filhos não se tornarão cidadãos que optem por posturas éticas. Sem o empenho ativo dos pais, os filhos escolhem valores contrários aos que norteiam a construção do amor, respeito e dignidade nas relações humanas.

Para que os filhos tenham um desenvolvimento saudável não basta esperar que nada de mal lhes aconteça. Desejar que se desenvolvam com o mínimo de traumas possível, distantes da violência, drogas, promiscuidades, imoralidades não é o bastante.

Somente com uma contribuição significativa dos pais os filhos alcançarão:

  • uma boa autoestima;
  • assertividade;
  • autocontrole;
  • autonomia;
  • vida social saudável;
  • responsabilidade;
  • confiança;
  • empatia;
  • e felicidade.

Ser pai e mãe é uma oportunidade de crescimento

Pais e mães sabem bem das exigências de seu papel. Essas exigências são gratificantes e assustadoras ao mesmo tempo.

No processo da educação dos filhos, importantes mudanças estarão presentes no sistema familiar. Novas interações são aprendidas e compreendidas. Tanto pelos pais como pelos filhos. Todos amadurecem e crescem juntos.

Para isso, é preciso que pais e mães saiam da sua zona de conforto de apenas seguir repetindo padrões que herdaram de sua família de origem (que muitas vezes podem ser disfuncionais) e se disponham ao aprender novas interações mais efetivas para seu contexto.

O terapeuta de famílias Salvador Minuchin confirma:

“A criação de filhos oferece muitas oportunidades para o crescimento individual e para o fortalecimento do sistema familiar”.

Os filhos têm inúmeras necessidades durante o seu desenvolvimento, e é responsabilidade dos pais atendê-las de forma adequada. Para Minuchin:

“A paternidade requer a capacidade de nutrir, guiar e controlar. As proporções destes elementos dependem das necessidades de desenvolvimento das crianças e da capacidade dos pais”.

Essa responsabilidade convoca pais e mães a um envolvimento habilidoso e responsável na educação de seus filhos.

Projeto Filhos Felizes

Pensando nisso, oferecemos o seminário Projeto Filhos Felizes.

Um projeto traz a ideia de um empreendimento para o futuro a ser realizado dentro de determinado esquema. Essa ideia aplicada à educação de filhos implica no engajamento de pais e mães na função parental de tal forma que possam promover interações em seu sistema familiar que potencializam o crescimento de filhos mais saudáveis e felizes.

Esse seminário serve de apoio para pais e mães numa melhor percepção e compreensão de seus filhos e de si mesmos. Ele é um exercício da paternidade/maternidade para que as situações familiares possam ser enfrentadas da forma mais benéfica possível.

Como funciona o seminário?

Ele é dividido nas seguintes temáticas:

  • Acolhimento: o amor responsável que acolhe e cuida
  • Identidade: a constituição do ser individual e social
  • Ensino: a orientação dos valores morais e éticos
  • Limites: a segurança das fronteiras
  • Disciplina: a educação positiva
  • Monitoria: o cuidado consistente e flexível
  • Referência: a postura que educa
  • Autonomia: a conquista da independência

Pra quem é o seminário?

O seminário é destinado para pais, mães, profissionais da área da educação e pessoas que de alguma forma atuam junto à famílias.

Programação e Cronograma

O programa completo do seminário é realizado num dia intensivo, geralmente em um sábado, compondo os períodos manhã e tarde, totalizando uma carga horária de 10 horas/aula (50min cada).

Sugestão de programação

8h: 3 horas/aula · Apresentação/Introdução Acolhimento E Identidade

10h30: intervalo

10h50: 2 horas/aula · Ensino E Limites

12h30: Almoço

14h: 2 horas/aula · Disciplina, Monitoria E Referência

15h40: intervalo

16h: 3 horas/ aula · Autonomia Encerramento

Observação: é possível alterar o cronograma de acordo com a realidade de quem solicita.

Como trago as oficinas pra minha igreja?

Para realizar o seminário, basta que seja solicitado por qualquer instituição/organização em que for possível reunir um grupo de pessoas interessadas na temática proposta, como por exemplo: escolas, empresas, associações, igrejas/comunidades etc. A data para a realização é estabelecida em acordo de agenda entre a instituição/organização solicitante e a coordenadora do seminário.

Contatos:

  • clarice@eirene.com.br
  • (41) 98835 6889

Investimento

Para levar um seminário do EIRENE à sua instituição, o local ue nos recebe precisa cobrir somente os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor.

A logística necessária para o evento acontecer, a divulgação e inscrições são responsabilidade da instituição que organiza o evento.

Coordenadora

Clarice Ebert