Logo do Eirene

Levando famílias à harmonia

Aprendendo a Lidar com o Luto

Hoje em dia, o luto parece uma falha não desejada e passa a ser escondido e negado.

Alguns eventos funcionam como dobradiças que “abrem ou fecham” a família: casamentos, nascimentos, mudanças, etc. Porém quando perdemos alguém na família, num momento de luto, há o risco do fechamento como forma de abafar a dor.

Podemos aprender enquanto vivermos, independente da idade.

O luto certamente é uma das aprendizagens necessárias mais negadas destes tempos pós modernos. Todo o atual potencial tecnológico e científico é voltado para prolongar a vida, a beleza e a juventude. Portanto, o luto parece uma falha não desejada e passa a ser escondido e negado. No fim adoecemos: adoece no âmbito pessoal, familiar, e na sociedade como um todo.

O resultado dessa negação do luto é uma “atuação”, fazemos coisas que normalmente não faríamos. Esses comportamentos ativados pelo estresse da perda podem ser relações extraconjugais, brigas, distanciamento familiar, acidentes, entre outros.

A capacidade de aceitar as perdas será determinada pela flexibilidade da família de aceitar novas situações. Em famílias mais rígidas — as que não permitem mudanças — a saúde emocional da família fica comprometida.

Aprendendo a lidar com pessoas em luto

Este seminário cria um espaço de reflexão do sentido da vida e com as perdas, morte e luto, que constituem algo que faz parte de estar vivo. Os alunos vão entender o processo do luto e suas etapas, as pessoas são treinadas a escutar os enlutados e as formas de lidar com as delicadas situações de perda.

Estrutura do seminário

Durante o seminário vamos conversar sobre os seguintes temas:

  • Crises e perdas na família – A arte de escutar
  • Acompanhamento a pacientes terminais e enlutados – visitação e consolo
  • Etapas e Terapia do luto
  • As crianças frente à morte e ao luto
  • Reorganização pessoal e familiar pós perdas e lutos
  • A espiritualidade como fator de resiliência e enfrentamento no luto – “coping”
  • Luto esperado (antecipatório) e Luto inesperado, traumático, conflituoso, ambíguo, encoberto.

Pra quem é esse seminário?

Pastores, líderes, profissionais da saúde, terapeutas, psicólogos e profissionais e voluntários que trabalham cuidando de pessoas.

O seminário é teórico-vivencial, com informações pertinentes aos temas e exercícios de reflexão interior. Profissionais ou leigos serão beneficiados com este conteúdo, e por decorrência, terão aprimoramento e capacitação em seus locais de atuação.

Como trago esse seminário para minha igreja?

Basta entrar em contato com Roseli M. Kühnrich de Oliveira:

  • renovatium@gmail.com
  • (51) 3345.2990
  • (51) 9806.8720

O seminário acontece em, no mínimo, dois dias (normalmente num final de semana).

Os horários são combinados com olocal que for receber o seminário.

O local, refeições, cafezinho etc são de responsabilidade dos organizadores e deverão atender à pré requisitos acertados com a coordenadora.

Investimento

Para levar um seminário do EIRENE à sua instituição, o local que nos recebe precisa cobrir somente os gastos com passagens, hospedagem e os honorários do preletor.

A logística necessária para o evento acontecer, a divulgação e inscrições são responsabilidade da instituição que organiza o evento.

Coordenadora

Roseli M. Kühnrich de Oliveira: